sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Os Símbolos Reiki são Secretos?

Algumas dúvidas sobre o reiki...

1) As iniciações reiki podem ser feitas à distância?


O que eu posso dizer sobre isso é que dentro dos conhecimentos transmitidos pelo Dr. Mikao Usui não foi passado nenhuma técnica de iniciação à distância. O reiki é um sistema iniciático de transmissão da energia ki, e esse sistema é feito de forma pessoal e ritualística! Os mestres reiki sabem que é preciso estar na presença do iniciante para tocar certas partes do seu corpo a fim de fazer a abertura dos chakras superiores e de cura. Como fazê-lo de corpo ausente? Um dos legados de Usui foi uma técnica da cura à distância que possibilita a canalização da energia vital do universo (O ki) para uma pessoa impossibilitada de comparecer a uma sessão regular. Ainda assim uma aplicação dessas não substitui de forma alguma uma consulta presencial, onde o curador pode sentir o seu cliente e avaliar melhor seu campo vibracional.
Com certeza o tempo mostrará outras formas de se utilizar o reiki, no sentido de apontar um caminho evolutivo, mas sinto que dificilmente haja alterações sérias e de embasamento confiável quanto ao modo como ele é transmitido.

2) Os símbolos reiki são secretos?

Vivemos num tempo onde tudo o que foi considerado secreto começa a ser revelado e isso ocorre por duas razões bem distintas:
1º) A humanidade está com muito mais conhecimento e abertura para temas transcendentes e espirituais do que jamais esteve.
2º) Nessa ânsia humana por explorar o aspecto mais profundo e natural de sua natureza, o lado místico da existência, uma leva de oportunistas vulgarizou certos conhecimentos com o intuito de vender livros ou lotar salas de seminários. Sempre com argumentos bem articulados com o movimento de transformação global. Coisas como: "Não temos mais tempo para o mistério", ou "A humanidade tem pressa de mudança, e as pessoas não podem mais ficar ignorantes..." 
Os defensores da difusão dos símbolos reiki questionam sobre como poderia ser prejudicial revelar os símbolos para alguém que não foi iniciado, e que portanto nada pode fazer com eles. Exatamente desse ponto é que eu questiono: Então qual é o sentido de revelar esses símbolos a alguém que nada tem além de uma curiosidade meramente intelectual sobre eles? Que benefício real é obtido tanto para aquele que revela como para quem recebe a revelação? É verdade que o que é secreto pode, muitas vezes, ser mantido assim por pura cobiça e poder, mas não vejo como isso se aplicaria aos símbolos reiki. Eles são secretos porque são sagrados. Sagrado é tudo aquilo que tem valor intrínseco para os que veneram e seguem certa doutrina. 
Os símbolos ao serem reservados aos que buscam de coração entender sua aplicação e mistérios são fortalecidos em sua egrégora. A  egrégora é o conjunto vibracional que um grupo de pessoas forma através dos tempos com suas intenções e ações. Ao pedir que o sigilo sobre os símbolos reiki fosse mantido O Dr. Usui queria justamente manter essa egrégora forte e atuante pelo máximo de tempo possível. Porém, mais uma vez, a intenção pura sucumbiu diante da ganância e da estupidez.
 

3) O reiki realmente cura? Como?


Vamos definir primeiro o que é a cura. Uma cura não se trata unicamente da superação de um sintoma físico, para isso a medicina moderna está mais do que capacitada a fazê-lo. Qualquer doença ou distúrbio como o conhecemos teve sua origem num ponto obscuro da alma, gerado por memórias escusas, dessa ou de outras vidas, que culminam com uma manifestação física. 
O reiki possibilita que o padrão energético que gerou o sintoma se dissolva e se transforme no entendimento que poderá vir a libertar o corpo físico do sofrimento da enfermidade. Observe que eu disse "poderá". Como eu mencionei anteriormente as memórias que geram a enfermidade vem de muitas vidas e pode ocorrer que dentro do atual quadro evolutivo de uma pessoa ela ainda não tenha atingido maturidade espiritual suficiente para absorver o que determinada doença ou distúrbio traz para seu crescimento. Isso explica bem aquele fenômeno que muitos médicos observam, o de um cliente estar com um problema perfeitamente tratável com possibilidade e cura em 80% ou 90% dos casos e ele simplesmente não se recupera, ou até tragicamente morre sem nenhuma explicação médica aparente. Podemos resumir dizendo que aquela alma estava muito comprometida com a doença. Muitas vezes o reiki proporciona uma reintegração total do bem estar físico, outras serve só como um alívio, ou então auxilia na aceitação de um quadro irreversível. O reiki atua no corpo tanto quanto na mente e no espírito, e pode ocorrer que a cura seja alcançada em apenas um desses três níveis.
Por esse motivo nunca se promete a cura a ninguém, não está tudo nas mãos do curador. Também por isso é que é mais sensato não se interromper nenhum tratamento paralelo, seja ele convencional ou alternativo. O reiki é um sistema complementar de cura que potencializa e direciona todo e qualquer tipo de tratamento que esteja sendo feito junto a ele.

Leia também: O Tratamento Reiki à Distância... Como Funciona? 

4 comentários:

  1. Agradeço pela explanação sobre os símbolos e o sagrado, como aluno Reiki fiquei feliz em descobrir a coesão dessa sabedoria.
    In Lak’ech Ala K’in. Irmão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado meu querido! Sou formado em muitas outras técnicas de cura natural, mas foi o reiki que me tocou mais fundo! Namastê!

      Excluir
  2. Como aluno reikiano, também concordo no aspecto secreto dos sagrados símbolos reikianos, convém mantê-los assim, pois de nada adiantaria alguém, por pura curiosidade, fazer uso deles sem o devido mantra relacionado!
    Também sobre a Iniciação à distância, não faz sentido, em nenhum aspecto, pois o Ritual, a nível físico-mental-transcendental, é imprescindível ao neófito.

    Namastê.
    Quirino Rabello

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só mantemos em segredo as coisas que mais amamos... Não é mesmo?...

      Excluir