quinta-feira, 2 de maio de 2013

A Lua - Arcano XVIII


Título Esotérico – O Regente do Fluxo e do Refluxo. O Descendente dos Filhos do Poderoso (A influência cambiante das energias subjacentes à matéria e ao mundo psíquico).

Analogia Astrológica – Peixes (O 12º signo) – O signo do contato com o sagrado ou o aspecto misterioso da vida. Representa a dissolução dos apegos egoístas que impedem a alma de abrir sua percepção para as realidades espirituais superiores. A sensibilidade aos fluxos não materiais da existência. A manifestação do inconsciente, tanto sombria quanto luminosa.

Analogia Numerológica – O indivíduo (1) em busca da verdade (8), mergulha num oceano de possibilidades e de e múltiplas verdades que requerem minuciosa investigação (9). O 9 é o número da busca pela sabedoria invulgar e do conhecimento oculto, que é o segredo da vida que percorre tanto a via científica quanto espiritual.

Arcano – Duas bestas (lobos ou cães) uivam para a lua. A face da lua é feminina e apresenta-se perfilada dentro de um círculo azul de tom profundo. Raios de emanação energética saem da terra em direção ao astro, eles estão nas cores amarelo, azul e vermelho. Ao fundo duas torres aparecem. Elas são amarelas como toda a paisagem terrestre. Mais na frente um tanque azul, com águas que se mostram tranquilas, revela uma lagosta que está prestes a deixá-lo e se aventurar por entre um caminho estreito que passa pelos dois animais em primeiro plano.

Significado – Desde tempos imemoriais a Lua é o símbolo das coisas cambiantes e misteriosas, como o ciclo menstrual feminino e as marés. Sua mutabilidade aparente a fez ser associada ao mistério e as coisas ocultas e sem explicação evidente, e este é o significado da face perfilada, símbolo de uma realidade que não se mostra por inteiro. A magia e o uso de cerimônias inspiradas em seus ciclos são a base de muitos cultos antigos. Esse astro foi sempre tido como uma espécie de portal de comunicação entre o mundo físico e o não físico, dada a sua tendência a aparecer e desaparecer no céu. Sua influência sobre a Terra e seus habitantes é considerada fascinante e alvo de todo o tipo de investigação e superstição. Os raios de energia saindo da terra em direção a ela são os representantes desta influência encantadora que afeta o mundo intelectual (inspiração artística e imaginação) as gotas em amarelo, emocional (divagações, humores e romance) gotas em azul, e energético (momentos de alta ou de baixa na disposição física), as gotas de energia em vermelho.
As pessoas instáveis são comumente chamadas de lunáticas, ou aluadas. O plantio e a colheita dos povos antigos também eram associados à Lua, bem como a fertilidade humana. Muitas vezes chamada de a testemunha do tempo, a Lua é o arauto da memória. Os animais uivando logo abaixo são o símbolo dos instintos atávicos sendo despertados. No passado o uivo de lobos e cães causava medo, e medo é justamente um dos atributos deste arcano. Hoje se sabe que na maioria das vezes o uivo é usado para reunir a matilha, ou algum membro desgarrado. O que também cabe no simbolismo de A Lua. Este seria o chamamento de algum aspecto obscuro e desconhecido da psique, que por isso pode gerar temor, medo, angústia e muito desconforto. A lagosta, um crustáceo muito antigo no planeta, parece estar obedecendo a este chamado e vai emergir das águas, outro elemento profundamente ligado tanto a Lua quanto aos sentimentos humanos e à imaginação. As torres representam justamente as edificações construídas com o tempo, as crenças e os temores arraigados que constroem muito mais de nossa personalidade do que podemos supor ou admitir. Daí a importância do autoconhecimento!

A Lua no Osho Zen tarot.
Divinação – A manifestação do inconsciente, medo, fobia, angústia, incertezas, confusão emocional, mediunidade espontânea e um tanto fora de controle. Coisas que não foram bem resolvidas nesta ou em outras vidas. O Karma. Sentimentos e sensações obscuras que causam estranhamento ou desconforto. Traumas profundamente introjetados no subconsciente. Falta de perspectiva. Devaneios que causam ainda mais aflição. Fantasioso ou supersticioso, ou os dois! Magia de todo o tipo, e manifestações de psiquismo ou do sobrenatural. Pode representar também o vício em rituais e filosofias mágicas que não necessariamente levam à evolução da consciência. Aponta para questões de fertilidade e gravidez, mas sempre de modo enigmático ou problemático. Gravidez de risco, gestação ou parto difícil, ou desconhecimento do fato de se estar grávida. Dependendo da leitura pode também indicar problemas de fecundidade. Ligação kármica com os pais. Oscilação de humor. Positivamente ela é a inspiração, a imaginação criativa, mas muito amplificada e desfocada, o que dificulta a concretização. Sentimentos e sensibilidade profunda à interação com as pessoas e o meio ambiente. Em termos psicológicos é a “esponja” que absorve as emanações densas dos outros e os dejetos residuais das energias obscuras deixadas nos ambientes.

Personagem do Cinema – Grace, interpretada por Nicole Kidman no Filme Os Outros de 2001. A personagem é uma mulher que vive isolada na ilha de Jersey com seus dois filhos à espera do marido que foi lutar na 2ª Guerra Mundial, e que secretamente ela teme que não volte. Ela é uma mulher angustiada pelos cuidados constantes com os filhos que sofrem de uma doença rara que os impede de se expor à luz solar. Os educa de forma rígida, e a rotina da casa tem muitas normas a serem obedecidas. Coisas bizarras acontecem, ruídos pelos cômodos e estranhas manifestações físicas como cortinas que desaparecem e o piano que toca “sozinho”. Entre Grace e os filhos há um segredo obscuro que paira o tempo todo na história e que ela prefere ou ignorar, ou fingir que não ocorreu. Esse segredo guarda toda a essência assustadora da trama. O filme faz referência ao limbo, que seria o local onde ficam as almas entre o céu e o inferno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário