quinta-feira, 18 de julho de 2013

21 Ciclos de Cura


A pedido de uma cliente, Claudia Sachs, que intrigada com o seu próprio processo de cura de vinte e um dias me perguntou como funciona o processo terapêutico com que trabalho. Escrevo na tentativa de explicar do modo mais simples e claro possível o que são os 21 ciclos de cura que realizo no meu trabalho reiki. Bem, precisamos antes de tudo definir o que é cura. Muitas pessoas imaginam que cura é a eliminação de um sintoma ou da própria doença! Na verdade cura é o retorno ao estado natural de saúde do nosso corpo. Sim, a saúde é nossa condição natural. A doença por sua vez é o resultado dos muitos desequilíbrios que criamos em nosso corpo físico, mental, emocional, espiritual e energético que se manifestam igualmente nos setores da vida material, mental, afetiva e espiritual. A segunda coisa a ser colocada, e não menos importante, é de que a cura atinge a extensão do próprio envolvimento do cliente no processo, e dentro do desenvolvimento interior que ele mesmo alcançou.
Desde minha iniciação em reiki em 1996, tanto meus mestres quanto minha experiência tem mostrado que cada um recebe da energia ki universal o que está pronto para receber, ou seja, absorve do reiki apenas o que precisa para dar continuidade ao seu próprio processo evolutivo! Para uns o ciclo de 21 dias pode ser um excelente momento de introspecção, relaxamento e autoconhecimento. Para outros reviravoltas radicais, curas quase improváveis e direcionamentos de vida inesperados ocorrem, e não há como prever isto! Minha orientação neste momento é: não crie expectativas. Apenas viva sua história de cura!
O ciclo de 21 sessões de cura reiki é uma criação de William Lee Rand, fundador do Centro Internacional de Formação Reiki e Mestre da minha primeira Mestra em reiki Gislaine de Simoni. Esse conjunto de aplicações me foi apresentado como uma verdadeira varredura nos chakras – os centros de energia e consciência espalhados em sete pontos ao longo da cabeça e coluna. Lembro que na ocasião tudo me pareceu fazer muito sentido, pois eu já tinha o conhecimento de que cada chakra possui três canais ou nadis, que são fluxos ou dutos por onde a energia flui dentro do chakra. O canal central também chamado de Sushumna é o harmonizador e segue o eixo da coluna. O esquerdo, ou feminino é Ida e segue o canal esquerdo da coluna. Por fim Pingala é o canal masculino que corre à direita da coluna. Enquanto o nadi central trabalha nossa conexão cósmica-espiritual, o esquerdo lida com nossas emoções, memórias, ligação com a mãe e o feminino. E o direito com nossa razão e mente consciente, pensamentos, projeções, ligação com o pai e o masculino, e também com as qualidades de poder e a liderança. Após 21 dias de aplicação reiki os três canais em cada chakra são atingidos e energizados de modo que mudanças significativas são percebidas por quem recebeu o tratamento. Como já disse já houve pessoas que obtiveram curas físicas, mas também houve aqueles que apenas aprenderam a conviver melhor com suas dificuldades. Outros entenderam melhor o propósito de suas debilidades, quer fossem afetivas, financeiras, profissionais ou de saúde. Também como já disse não há como prever!


Com o tempo e a observação notei que de modo geral funciona assim: nas sete primeiras sessões as pessoas tendem literalmente a se centrar, saem do turbilhão mental que geralmente elas vêm vivendo até o momento. Muitas vezes insights e novas percepções surgem e clareiam a situação que motivou o tratamento. Nas sete sessões que se seguem, as emoções começam a  ser trabalhadas, e crises, lembranças e medos arraigados vem à tona. Nas sete últimas sessões a relação com o mundo material-profissional, as autoridades e o poder pessoal, bem como as projeções de metas de vida, assumem a frente dos encontros terapêuticos. Muitos se espantam do quadro que encontram ao fim de cinco meses de tratamento, que é mais ou menos o tempo que leva as 21 sessões de aplicação, enquanto outros reconhecem um tanto tímidos: É, tô muito diferente! Quero salientar que não acho sinceramente que o mérito nesses resultados seja só meu! Qualquer curador sincero, seja de reiki ou de qualquer outra técnica holística de tratamento, dirá que 50% do trabalho é feito pelo próprio cliente que se compromete com sua cura, quando ele trabalha nas reflexões recebidas, e nas orientações adjacentes que recebe durante o trabalho. Como livros indicados, florais, meditações ou técnicas de respiração para serem feitas em casa como uma forma de complementação do tratamento reiki. Os outros 50% da cura dizem respeito ao terapeuta e ao modo como ele conduz os encontros e as orientações terapêuticas.
Portanto, os 21 ciclos de cura não são uma promessa de um milagre que se encomenda, mas uma jornada pessoal e intransferível onde cada um alcança até onde ele mesmo é capaz de ir!

Namastê!

Nenhum comentário:

Postar um comentário