terça-feira, 19 de agosto de 2014

Tarot & Astrologia

Exercitando a Percepção 
Pessoal e Simbólica


Este é um exercício proposto por Mary K. Greer, que tanto serve para o autoconhecimento quanto para a memorização e personificação dos significados dos arcanos para quem está começando a estudá-los! Ao relacionarmos o simbolismo do tarot às vivências pessoais fica muito mais fácil memorizar seus significados.
A execução em si é bem simples, mas é preciso que se tenha algum conhecimento básico de astrologia para que seu entendimento seja pleno. O quadro abaixo mostra a relação entre arcanos do tarot e os signos e planetas da astrologia! A ordem colocada na relação que se segue é a do zodíaco:

Quadro que representa a roda zodiacal e os planetas a girar nela,
todos convertidos em arcanos do tarot.


Signos


Áries / Imperador – Touro / Hierofante – Gêmeos / Os Amantes – Câncer / O Carro – Leão / A Força – Virgem / O Eremita – Libra / A Justiça – Escorpião / A Morte – Sagitário / A Temperança – Capricórnio / O Diabo – Aquário / A Estrela – Peixes / A Lua.

Planetas


Sol / O Sol – Lua / A Sacerdotisa - Mercúrio / O Mago – Vênus / A Imperatriz – Marte / A Torre - Júpiter / A Roda da Fortuna – Saturno / O Mundo – Urano / O Louco – Netuno / O Enforcado – Plutão / O Julgamento.

Casas Astrológicas


Casa I (Ascendente) – O eu, a aparência, como recebo e respondo aos estímulos do mundo exterior.
Casa II – Valores materiais e morais, autoestima, bens, finanças, onde se busca segurança.
Casa III – Redes locais de contatos, comunicação, relação com o meio ambiente próximo; parentes como irmãos e tios, viagens curtas.
Casa IV – Fundação, família, a mãe, o ambiente doméstico, a alma, o passado, a infância.
Casa V – Autoexpessão, ego, criatividade, lazer, prazer, marketing pessoal (o que quer que os outros pensem de si), erotismo.
Casa VI – Trabalho, saúde, como se arruma e vive o cotidiano, qualidade de vida.
Casa VII – Parcerias, sociedade, casamento, relacionamento com outras pessoas.
Casa VIII – A morte, o que deve ser transformado para a evolução, recursos dos outros; magia, ocultismo.
Casa IX – Filosofia de vida, estudo acadêmico, temas superiores, espiritualidade, religiosidade; viagens longas e assuntos com o estrangeiro.
Casa X – Ambições, disciplina, materialidade, como o mundo o vê, o pai; profissão, carreira, missão de vida.
Casa XI – Afinidades sociais, grupos a que pertence ou se relaciona, Mestres, visão do futuro.
Casa XII – Preocupação com o social, altruísmo, a busca pelo transcendente, o desafio do Karma pessoal.

As casas astrológicas correspondem
a posição original dos signos no zodíaco.

Bem, agora pegue seu mapa astrológico natal e arrume na mesa os arcanos seguindo a relação acima, mas dentro da ordem do seu mapa. Por exemplo, se tiver Câncer no ascendente, casa I, você deverá colocar ali a carta de O Carro, assim na casa II sob a regência de Leão, coloque a carta de A Força e siga assim a ordem da roda até percorrer as doze posições e os doze signos zodiacais. Ao completar a mandala preencha as casas com os arcanos correspondentes aos planetas. Se tiver Sol em Escorpião coloque o arcano de O Sol na casa onde se encontra a carta de A Morte. Não tente fazer com isso uma análise astrológica, faça uma interpretação tarológica mesmo! Nesse exemplo a carta de A Morte deverá estar na quinta casa, já que o ascendente está em Câncer. Essa posição corresponde ao lazer, prazer, criatividade, erotismo e autoexpressão. Perceba como isso se dá com a presença do décimo terceiro arcano aí, e a influência do Sol atenua essa regência? Enfatiza ainda mais? De que modo? Se já fez a leitura do seu mapa astrológico esse exercício poderá trazer percepções novas sobre você mesmo, e complementará de modo interessante e significativo o estudo do seu mapa astrológico natal. Seguindo ainda a roda do exemplo dado, a casa VII, que rege relacionamentos, parcerias e casamento estará sob a égide do signo de Capricórnio, que transmutado num arcano do tarot será O Diabo. De um signo rígido e reservado surgirá um arcano que também pode reger a supressão dos instintos naturais, justamente por “demonizá-los”, mas que por sua natureza revela tendências passionais! Como reconhece isso em sua vida? Você vive sua passionalidade ou também aprendeu que ela é um bicho incômodo que deve estar amarrada e enjaulada?
Greer não dá maiores explicações sobre o que fazer com signos interceptados nem com o surgimento de um Stellium. Um signo interceptado é aquele que está contido dentro de uma casa tão ampla que ele não toca seus limites, também chamados de cúspide, nem no começo e nem no fim desta casa. Se um signo estiver interceptado o seu oposto também estará. Assim se possuir Aquário interceptado, Leão também estará! Na mandala do seu mapa vai parecer que um signo foi “pulado”. Como proceder então? Nesse caso recomendo que se considere o arcano correspondente como invertido. Sinalizando uma força que está bloqueada em seu fluxo. Se houver ali planetas e, portanto, arcanos correspondentes, observe se eles estão facilitando o fluxo dessa energia bloqueada ou a estão travando ainda mais?
Um Stellium é uma conjunção múltipla de três ou mais planetas num mesmo signo. Essa conjunção tem uma sucessão próxima com orbe de até 10º. Uma conjunção dessas enfatiza o surgimento de dons, talentos e habilidades relacionados ao signo que ela enaltece. Exalta-o tanto positiva quanto negativamente. Nesse caso, ao fazer a conversão para os arcanos, coloque na ordem do menor para o maior grau dos planetas da conjunção. No exemplo citado vamos supor que o Sol em 11º de Escorpião esteja num Stellium com Lua em 12º, Marte em 17º, e Júpiter em 19º desse mesmo signo. Ao colocar os arcanos correspondentes aos planetas sobre a carta de A Morte, que representa Escorpião, siga a ordem do menor para o maior, que ficaria assim: O Sol, A Sacerdotisa, A Torre, e A Roda da Fortuna. Colocados em sequência os arcanos vão tornar mais clara a interpretação do seu simbolismo na roda zodiacal.
Anote suas percepções, faça essa roda zodiacal muitas vezes. Não force o que à primeira vista parecer não fazer sentido, lembre-se que este também é um exercício de autoconhecimento. Suas percepções vão se ampliando à medida que você for se conhecendo mais. Pesquise mais sobre o significado das casas astrológicas e anote somente o que for relevante para você. Faça muitas vezes esse exercício lembrando-se de intercalar entre um e outro um tempo entre três e seis meses pelo menos.

9 comentários:

  1. Que legal esse método, Jaime! Vou testar.

    ResponderExcluir
  2. Sim, é muito bom e esclarecedor! Amplia nossa percepção sobre o simbolismo das cartas, e mais ainda sobre nós mesmos e nossos funcionamentos internos e sociais! Obrigado pela visita e o carinho Emanuel e Augusto Crowley!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, resolvi fazer pra mim e como sempre , surpreendente.Maioria dos planetas na casa 12, a casa de escorpiao , meu signo. Tantas coisas vieram dali, fora as demais analisadas no contexto geral. Tudo muito perfeito.Grato por compartilhar.Fiz para um amigo e to aguardando o retorno dele.

      Excluir
    2. Sim Augusto, esse exercício com as cartas tem mesmo este efeito de nos surpreender com novas percepções tanto sobre nós mesmos, quanto sobre o significado dos arcanos. Obrigado por seu testemunho. Um grande abraço!

      Excluir
  3. Nada como agregar valor!
    É muito legal, M. E. S. M. O !!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita e o carinho Jô! Agregar valores é tudo o que me fez querer ter um blog sobre o tarot, esse tema tão fascinante, e ainda misterioso para mim, mesmo depois de tantos anos!

      Excluir
  4. Parabéns pelo trabalho, muito bem explicado. Vou continuar praticando!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, a prática vale muito a pena. Traz crescimento no saber sobre nós mesmos, e sobre as duas linguagens simbólcas simultaneamente! Obrigado por sua participação!

      Excluir